/luso/ thread

Get in here lads!

Discutamos a respeito da nossa literatura.

>Tenta ler os Lusíadas
>Camões sacrificou a sintaxe pela rima a tal ponto que male mal é lgeível
Deus meu.

Sintaxe latina, anão. Muito comum na literatura da época.

Also, há uma porrada de figuras de linguagem que acabam, a princípio, dificultando o entendimento. Só continue firme que você vai pegar o ritmo.

Ler eu consigo, só doi.

Kek. Português ou hue? Qual canto você tá lendo agora?

MAIORES POETAS

Pré 1922:
Gonçalves Dias - Leia tudo
Castro Alves - Leia tudo
Augusto dos Anjos - Leia tudo e releia tudo, e releia tudo
O oeuvre dos poetas do romantismo de segunda geração não é consistente para figurar na lista, eles só produziram alguns poucos bons poemas e o resto da obra é ou medíocre ou um pouco acima da média, Fagundes Varella é o exemplo máximo

Pós 1922:
Drummond - Sentimento do Mundo e A Rosa do Povo são leituras obrigatórias
Bandeira - Leia Estrela da Vida Inteira :))

Poesia contemporânea:

Tem Alberto da Cunha Melo, recomendo Meditações sobre os Lajedos
Bruno Tolentino... Cara a obra dele é triste, ele gosta de um enjabment e por vezes a impressão é que o verso livre não é usado por puro preconceito. Se quiseres ler algo, leia As Horas de Katharina, gosto bastante do poema Via Crucis.

Manuel de Barros - Leia tudo quanto encontrar (CARALHO DIFÍCIL FOTOGRAFAR O SILÊNCIO MASTERPIECE)

Falta explorar Cecília Meireles (Aqui está minha vida é leitura obrigatória tbm).
Tem Jorge de Lima para os christianfags.
Leiam Túnica Inconsútil

Ok já perdi muito tempo aqui, depois checo este fio.

Eita, esqueci de comentar sobre Mauro Gama, a obra dele é meio obscura e só li Expresso na Noite.
Mas se ignorares o início do prefácio pedante DO CARALHO de Ivan Junqueira que gastou 3 páginas shit posting Derrida - o que é um prefácio e a importância do mesmo para a obra (e de maneira brilhante, por sinal) dá pra aproveitar muito o que foi escrito depois.
É muito importante ler o prefácio antes e depois de concluir a leitura do livro, e depois reler todos os poemas se possível for.
O poema Trímero ainda ressona em mim

Há poesia para além do seu currículo escolar, anão. Só avisando.

What are the BEST books of Machado de Assis?

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Dom Casmurro

Novels? The Posthumous Memoirs of Bras Cubas definitely.

He is in fact a short story master.

Fuck, I forgot to quote. Meant for:

>implying
Anão, se não dominas os grandes autores de nossa literatura não há motivos para enveredar pelos menores.
É uma tática patética para esconder sua incapacidade e pequenez intelectual.
>muh I just read obscure authors that are seldom talked among contemporany poets or academia in general (or elsewhere for that matter)
>muh I'm too good to stick with the already established good poets

Ora, realmente o currículo escolar explora Manoel de Barros, Jorge de Lima, Alberto da Cunha Melo, Bruno Tolentino e Mauro Gama...
Eu fiz questão de citá-los (e com recomendações) porque são menos conhecidos do público e assumo que o BrAnon médio do Veeky Forums é um pateta (pelo menos em termos de poesia).

Ah, e se elogio autores já consagrados.. Realmente tenho de explicar? O que é bom é eterno e bom e deve ser celebrado.
(A thing of beauty is a joy for ever)

Ah, conversando com alunos dos cursos de humanas posso concluir que até para eles autores como Alberto da Cunha Melo, Bruno Tolentino e Mauro Gama são relativamente obscuros e pouco explorados.

user, saia do Veeky Forums e vá ler um livro.

Olá Veeky Forums luso.

Recomendam a Clarice Lispector?

Estou a começar a ler um conto dela, e estou a gostar.

>Alberto da Cunha Melo
>Bruno Tolentino
>Mauro Gama

São todos tiozinhos do pavê. Graças a deus não recebem reconhecimento, com a exceção do Tolentino, que só é lembrado pela querela com o Augusto de Campos kek. Geração de 45 é o pior lixo que já pisou nas terras do huezil.

E não me venha estragar o fio com seu arrivismo mesquinho e a falta de conhecimento a respeito da poesia nacional da metade do século XX, acéfalo.

Cuide desse seu complexo de inferioridade, anão. Um post bunda-doída desses só porque alguém discordou da sua opinião? Bizarro.

Português. Canto I.

Algum tuga pode me recomendar um bom livro sobre a Guerra do Ultramar?

Boa lista, mas
>sem Cruz e Sousa

Por que a literatura de Portugal é anos-luz à frente da Brasileira, enquanto que na música acontece o contrário?

Sensibilidades do mundo novo vs. antigo expressadas melhor através de linguagens diferentes?

Eu saí do Brasil quando ia começar o segundo grau, e por isso não li grande parte da literatura brasileira. O único autor que eu li por mim foi o bom e velho Machado, mas fora as Memórias Póstumas não curti muito nenhum livro dele.

Os anões daqui têm mais recomendações de Poetas/Escritores brasileiros importantes ou preferidos?

>Por que a literatura de Portugal é anos-luz à frente da Brasileira
Controverso. A poesia brasileira do século XX dá um banho na poesia portuguesa do mesmo período.

>Sensibilidades do mundo novo vs. antigo expressadas melhor através de linguagens diferentes?
Questões culturais, evidentemente. A música popular urbana explode no século XX em dois países: Brasil e EUA. Samba e Blues. Daí nascem Bossa, MPB, Jazz, Soul, e tudo o mais que se segue. Tudo música de origem africana.

> A poesia brasileira do século XX dá um banho na poesia portuguesa do mesmo período.

Só se tu estiveres falando da segunda metade desse século, acho que o Pessoa destrói qualquer poeta contemporâneo seu.

Com "poesia portuguesa" e "poesia brasileira" é evidente que me refiro a todo amplo cenário, anão. Não seja bobinho. Pessoa é um dos maiores do mundo. Herberto idem. Não há porque reafirmar o óbvio.

Portugal esteve durante muito tempo cristalizado culturalmente, coisa que o Pessoa já previa na sua Mensagem.

O único bom escritor pós-moderno português foi Saramago acho eu, não me lembro de ler nenhum poeta interessante do período. Mas pelo menos Saramago é dos maiores gênios da língua, se não o maior.

Postem autores lusófonos contemporâneos. Preferência para autores brasileiros, mas eu leria portugueses também.

Tezza em todos os campos.

Você já leu Esaú e Jacó? É meu favorito dele.

Péssima lista, com todo respeito, anão. Começou a ler poesia ano passado, foi?

>Recomendam a Clarice Lispector?
Não.

Evidentemente. Nossa melhor autora.

Apareçam, filhos de quenga.

*blocks your path*

És Português e só agora estás a ler o Camões? Este site é para maiores de 18, fedelho.

Como se Camões estivesse escrito apenas Os Lusíadas.

Esses gajos da Ilha de Madeira põem-me a rir desembestadamente.

Define MPB. Define R&B.

Pourqoui c'est un thread pour les beurs mais non les Espagnols

Podem xingar, mas quando ele diz que a alta cultura brasileira foi completamente destruída pela tomada das universidades, das redações e de outros aparatos de reprodução cultural por um bando de comunistas preocupados em instrumentalizar tudo para perpetuar sua hegemonia sociocultural, quem pode dizer que ele não tem razão?

Pica relatada. Não é nem teoria da conspiração. Se você ler os cadernos de teses do PT eles admitem exatamente o que estão fazendo.

Por que o Português é a melhor língua latina e que outras línguas tem tantas obras-primas ignoradas pela plebe anglo-saxã quanto o Português?

Praticamente toda língua que não é central lol.

Here is your (You)

>Por que o Português é a melhor língua latina
Sílabas sólidas e boa sintaxe/estrutura de frases.
Veja bem: sujeito indeterminado, sujeito inexistente, sujeito oculto, verbos auxiliares completamente opcionais, pretérito de futuro, boa variedade de conjunções, rimas fáceis, etc.
O único grande problema da língua é que verso quantitativo ou iâmbico não rola.
Mas eu pessoalmente prefiro o italiano.

>verso quantitativo
Assim como a imensa maioria das línguas modernas.

>iâmbico
Rola, mas leva à monotonia. Vide a poesia trovadoresca.

Sim, mas seus méritos começam e acabam na denúncia.

Quem se importa?